Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Jeremias 49: 16.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O terror que inspiras e o orgulho do teu coração te enganaram, tu que habitas nas fendas das rochas, que ocupas as alturas dos outeiros. Ainda que eleves o teu ninho como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor” – Jr. 49: 16.

Esta é parte de uma profecia para Edom, cuja região teve vários nomes ao longo da História Bíblica. Esse era o nome na época em que viveu o profeta Jeremias, do mencionado território, que se estendia desde o Mar Morto até o Mar Vermelho (160 Km de comprimento por 30 Km de largura). Só por curiosidade, no entanto, Edom quer dizer “vermelho” em hebraico, e foi o nome dado a Esaú. A mesma localidade (no Velho testamento) era conhecida também como Monte Seir, e no Novo Testamento, como Iduméia. Apesar da especificidade do verso, dele podemos extrair uma reflexão em relação aos altivos e orgulhosos, isto é, àqueles que confiam na força do próprio braço, e, não sem soberba, desprezam a Deus.

Lembro-me, nesse passo, de um pastor que cruzou minha vida cristã por certo tempo, um senhor bonachão que mais parecia um “paizão”. Ele era uma pessoa simples, até falava errado algumas vezes, mas não havia quem não gostasse dele, principalmente os mais jovens. E ele era muito respeitado e sábio. A sabedoria de Deus não é exclusiva dos mais inteligentes e letrados, diga-se de passagem. Esse pastor, num culto (de jovens, aliás), bateu forte com uma de suas mãos no púlpito, várias vezes, na verdade, e disse em alto e bom tom: “Macho não é quem toma uma caixa de cerveja de uma só vez, e não fica bêbado! Macho, não é quem sai com todas as meninas! Quem se enche de droga! Macho, não é o valentão, bom de briga, que faz o que quer, quando quer, e enfrenta qualquer um! Macho é quem obedece a Jesus Cristo, nosso Senhor, e anda nos Seus caminhos! Eu quero ver quem é macho, então!”.

Essas palavras ficaram gravadas de forma indelével no meu íntimo. Nunca me esqueci delas, e acho que jamais devo esquecê-las. Posso dizer que foram palavras muito fortes e potentes, cheias do Poder de Deus, pois a igreja ficou em total e absoluto silêncio, depois de proferidas. Certo é que o pastor ficou quieto logo em seguida, e olhava sisudo e sério para todos os lados, como que buscando reação nas pessoas. Como quem faz uma pergunta retórica, cuja resposta, sabemos, já está incluída na própria pergunta. Foi uma cena forte. Eu estava lá, e sua fala me afetou profundamente (graças a Deus!). Causou impacto e reflexão em toda a assistência (a maioria presente, jovens).

Só pelo testemunho acima creio que a leitura deste texto já deve valer a pena, e o espaço que tenho para escrever já está mesmo no fim. Porém, quando li esta passagem, me lembrei desse querido pastor, que foi pessoa importante na minha vida e formação cristã. E a reflexão que tive diz respeito às pessoas que desprezam a existência de Deus Pai, confiam em si próprios, “inspiram terror” nos outros, de alguma forma, e estão em situação de vida (pelo que são, têm, ou, ainda, pela posição que ocupam) pela qual se sentem invencíveis, poderosos, tal qual uma “fortaleza inexpugnável”, e, por conta disso (egoístas que são), fazem o que querem, quando querem, passando por cima de quem quer que lhes cruze o caminho. A estes, a advertência: Cuidado! O Senhor há de vos derrubar! Arrependam-se!

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

