Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Isaías 29: 13.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina” – Is. 29: 13.

Triste, muito triste, a consideração do Profeta Isaías. E mais triste ainda porque é uma verdade universal, que se encaixa e se estende a todas as gerações (incluindo a nossa, geração atual, claro). O texto Bíblico nos adverte que há muitas pessoas que se aproximam de Deus só “de boca”, ou seja, por aparência. Não interessam ao Senhor meras lisonjas, mas, sim, corações contritos, que O amem. Existem, assim, pessoas que falam de Deus, agem como se fossem de Deus, se “mascaram” como sendo de Deus, mas não são de Deus, porque, na verdade, desprezam a Deus, seja por ignorância, em palavras e atos, ou mesmo deliberadamente.

Triste é a pessoa cujo coração está longe de Deus. Mas mais triste ainda é aquele que se diz de Deus, mas O honra com seus lábios, não com seu coração. Os casos do ateu e do agnóstico são tristes, por certo, mas pior do que isso é o crente que não entregou seu coração a Deus Pai. A “razão” não tem aptidão, sozinha, de colocar alguém perto do Senhor. É preciso acrescentar a ela fé, esforço, graça, arrependimento, amor, querer, alma e espírito, tudo misturado dentro do coração. Alguém já disse que Deus não vê as ações, mas nos julga pelas intenções de nossos corações (creio muito nisso). Pecado é fazer algo bom, com má intenção no coração, exemplo clássico deste raciocínio.

Triste é ver pessoas e mais pessoas escravizadas por tradições, costumes e doutrinas, em rotinas baseadas em meros mandamentos de homens. E mais triste ainda é perceber que há manipuladores por detrás dessas rotinas, cujas intenções são unicamente buscar seus próprios proveitos. Dogmas de igrejas são criados a fim de manter “em rédea curta” os fiéis, garantindo, assim, a arrecadação. Culpa, medo e ganância se perfazem em instrumentos de controle, quase invencíveis (não fosse a bendita graça inesgotável de Deus Pai), a aprisionarem os incautos. A esses desavisados, pois: leiam a Bíblia Sagrada, pois o Livro os livrará das heresias. É preciso tê-Lo gravado no coração (Provérbios 3: 1 a 3). E a isso se soma, oportunamente, o desabafo de “Charles Haddon Spurgeon”: “Chegará o dia em que no lugar dos pastores alimentando as ovelhas, haverá palhaços entretendo os bodes”.

Triste é ter de admitir que o “dia” (citado por C. H. Spurgeon) nos alcança todos os dias. De fato, é triste ver tantos “shows da fé” por aí, verdadeiros espetáculos circenses (nada contra os circos, pelo contrário), espraiados por toda parte. Promessas vazias, Deus “a serviço” de pessoas que reivindicam para si autoridade, corações cheios de pretensões e exigências absurdas perante o Criador, escambo e “toma lá da cá”, quando não coisas piores. Onde cada um de nós está no meio dessa mixórdia? A resposta, agora, já, no coração de cada um. E que recaia sobre este texto, pessimista (que inicia cada um de seus parágrafos com a palavra “triste”), todo o otimismo do Céu, marcado pela graça e pelo amor de Deus Pai, cuja esperança nos aquece e nos impele a assim orar, em Jesus: “Pai Santo, livra-nos do mal, e das tentações, e dos ‘tentadores’, amém”.

© Amor-Perfeito

2 Comentários

  1. maya24000

    Novamente ocorreu a “coincidência” de coisas que vivi ontem e o texto de hoje. Ontem eu falava disso mesmo, de como existem pessoas que “falam e aparentam” ser de Deus. As pessoas que não os conhecem, acreditam que “são bonzinhos, simpáticos…etc..” e na verdade, convivendo profundamente, percebe-se bem, são lobos vestidos de pele de cordeiro. Convivi por 20 anos com esses…mas sabendo quem eram e o lado bom foi o de reforçar, ainda mais, aquilo que eu sei quem sou e a quem sirvo. O que eu digo é o que é verdade e ela é de Deus. Se erro, peço perdão, de joelhos, pois a minha boca e minhas atitudes não podem ser diferentes das que se deve ter quando Deus está pleno no coração.

    • Legal! Nada melhor q a Verdade, não é verdade? E a Verdade é a de Deus, não a nossa, ou melhor, a deles. Fico feliz de você estar sendo edificada com este trabalho para Deus Pai. Que o Senhor te abençoe e que Ele te guarde em tudo. Abs., em Jesus, Amor-Perfeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: