Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Romanos 7: 24.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” – Rm. 7: 24.

Dissertando sobre a Lei e a Graça (Romanos 7: 1 a 25), o Apóstolo Paulo chegou à conclusão de que o ser humano, de modo geral, por não conseguir seguir a Lei, depende diretamente da Graça de Deus. Essa é uma grande e irretorquível verdade. Se vivêssemos pela Lei não teríamos chance alguma de êxito na vida, visto que a quebra de um só Mandamento é o mesmo que transgredir todos os demais (Tiago 2: 10). A Lei de Deus é impessoal e inflexível (dura lex sed lex), enquanto que a Graça de Deus é pessoal e flexível, pois conta como ocorrência certa os nossos intermináveis erros e falhas.

A Lei analisa as situações, atos e condutas de forma objetiva, severa, isto é, se alguém A transgredir, tem de sofrer as consequências, e ponto. Sem possibilidade de acordo ou anistia. A Graça de Deus que nos envolve hoje, de outra sorte, confronta todas as coisas de maneira subjetiva, levando em conta a individualidade de cada um de nós. Nossas fraquezas, infortúnios e mazelas internas são sopesados. E muitas das vezes a misericórdia impera, livrando-nos das consequências que, pela Lei, recairiam sobre nós sem dó. A Graça, pois, nos liberta e preenche lacunas da dureza da Lei.

A Graça nos é dada com o fim de nos justificar diante de nossos erros, abusos e intolerâncias. A Graça de Deus tem o condão, acima de tudo, de nos proteger de nós mesmos, visto que tendemos ao egocentrismo. Significa dizer que nós todos somos algozes de nós mesmos. “Comemos a nossa própria carne”, isto é, autocentrados e individualistas, nós nos consumimos em nossas vaidades. Somos como crianças entregues a si mesmas (Provérbios 29: 15), fadadas à destruição, à vergonha e ao insucesso. Isso tudo representa o “corpo dessa morte” a que alude Paulo no verso.

Sozinhos, nós somos todos miseráveis, entregues ao pecado revelado pela Lei de Deus. Não há quem possa livrar-se a si mesmo, por si mesmo. Nada há que possamos fazer quanto a isso (Lucas 12: 25). Só por Jesus nós conseguimos alcançar a salvação e a justificação. E é Ele, Jesus, quem nos diz “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” – Marcos 16: 16. Daí que o Batismo representa nossa morte (do velho homem) em Cristo Jesus, para com Ele revivermos: “porque aquele que está morto está justificado do pecado” – Romanos 6: 7. E mortos para o pecado, vivemos para Cristo (Romanos 6: 9 a 11). Quem, pois, nos livrará do “corpo desta morte”? Deixemos que Paulo nos responda: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. De sorte que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado” – Romanos 7: 25 (Leiam também o Capítulo 8 do Livro de Romanos). Graças a Deus pela Graça de Deus!

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário