Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

1 Pedro 5: 6.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” – 1 Pe. 5: 6.

Tenho um amigo que sempre fala da potência de Deus. Não é muito comum ouvir esse termo, mas certamente é uma afirmação verdadeira. Deus, dentre outras muitas qualidades, características e virtudes é, de fato, potente. Essa qualidade inerente a Deus, neste caso, significa um misto de força e poder. E a isso se soma a Sua soberania. Potência é, pois, a qualidade de Deus que O faz atuar com força e poder, revestida de soberania. Essa é a “mão de Deus”.

Humilhar-se, de outra sorte, pelo menos na língua portuguesa, tem uma conotação mais negativa do que positiva (penso eu). Alguém humilhado é alguém aviltado, vexado, menosprezado; e humilde é alguém de condição modesta, a quem se dá pouca importância. Porém, humildade é também uma virtude que nos leva a ter de admitir sentimento e condição que denotam fraqueza, sendo palavras sinônimas suas a modéstia e a submissão. Daí a pergunta, inevitável: será que as pessoas preferem a humilhação em detrimento de serem exaltadas?

A resposta a esta pergunta não é fácil nem tampouco simples. Para começar tentar a esboçar uma resposta é preciso separar a sabedoria de Deus da sabedoria dos homens, o Divino do humano. E isso também não é tarefa nem um pouco fácil. Deus é Soberano; o homem apenas tem livre-arbítrio (certa autonomia). Quem é superior a quem? O fato de ser finito e de estar “preso ao tempo” coloca o homem em franca “desvantagem” perante Deus, que é, além disso, Criador e Legislador, e frisando, de novo: Soberano. Mesmo assim Ele quer voluntariedade do ser humano (pelo livre-arbítrio). Veja-se bem: Ele “quer”; não exige submissão e reconhecimento – apesar de isso ser prerrogativa Sua.

Deus quer que Seu amor por nós “amoleça” os nossos corações e os inclinem para Ele. O Principio Divino e Lei Espiritual é se humilhar primeiro para ser exaltado depois. Exemplo disso: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” – Provérbios 15: 33. Outro: “Antes da queda eleva-se o coração do homem, mas a humildade precede a honra” – Provérbios 18: 12. Outras citações Bíblicas sobre humildade estão por toda parte na Bíblia Sagrada, tal sua relevância para Deus. Logo, a resposta para a pergunta elaborada acima se torna mais simples: . Fé em Deus e nas Suas Promessas. Não movidos pelo fato de sermos exaltados se formos humildes, mas porque Deus é Pai, zeloso e amoroso. Vale a satisfação de agradá-Lo. Eu quero ser honrado por Deus, e para isso preciso cultivar a humildade em mim, porém, não é a honra que me move, mas meu amor pelo Senhor, que me amou primeiro.

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: