Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 10: 29.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O caminho do Senhor é refúgio para os retos, mas é ruína para os que praticam a iniquidade” – Pv. 10: 29.

A afirmação do verso acima é bastante interessante, e pode ser vista por mais de uma perspectiva. Antes, porém, uma pergunta: por que o Caminho do Senhor seria ruína para os iníquos? Bem, para aqueles que escolheram a Deus, o verso fala em refúgio, e é caso de se dizer que os retos são aqueles que escolheram a Deus, pois não há quem não peque, logo, a premissa não é o ser “reto”, mas fazer a opção pelo Senhor, escolher andar com Deus.

Entretanto, uma das perspectivas possíveis do verso seria dizer que há dois caminhos: o Caminho de Deus, e o outro caminho, talvez chamado de “caminho do Mundo”, pelo qual passam todas as pessoas que não se curvam em vida ao Senhor. Mas o verso diz que o Caminho do Senhor é ruína para os que praticam a iniquidade. Se a consequência é, pois, a ruína, por que os iníquos seguem o Caminho de Deus? Por que não vão pelo outro caminho?

Das respostas a essas perguntas extraímos a segunda perspectiva: talvez não tenhamos dois caminhos, mas apenas um, o Caminho do Senhor. Todos trilham, pois, o mesmo Caminho, eleito pelo Criador. Àqueles que, por voluntariedade, se aproximam de Deus, os ditos “retos”, tal Vereda é de paz, e refúgio para todas as situações; mas essa mesma Vereda, único Caminho possível, para os que praticam a iniquidade, é ruína, que leva à morte.

A alegoria do verso parece nos dizer, pois, que há somente um caminho possível, qual seja, o Caminho do Senhor. Nele caminham os retos e os iníquos, lado a lado (Mateus 13: 24 a 30). Tal Caminho não é visível, apreensível, material. Não é uma estrada, uma rua ou avenida. É a vida no tempo, marcada pelos desígnios do coração humano, que nos põem no Caminho do Senhor, em retidão, ou no caminho do Mundo, pela iniquidade, ainda que ambos sejam a mesma e única via. O Caminho é de Deus, de ponta a ponta, do nascimento ao ocaso, uma única e só possibilidade. A diferença está em Quem anda ao nosso lado (Emanuel – Mateus 1: 23), e nos acompanha em todo o tempo. O Caminho é Dele, decerto que é, mas, infelizmente, há quem prefira andar sozinho…

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: