Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Insight (Lição das Águias)

.

LIÇÃO DAS ÁGUIAS

.

1. A águia é linda, atrativa, perspicaz, altiva. Mas não é assim simplesmente pela sua beleza natural. É assim, também, porque tem a capacidade de se autoavaliar e se reciclar constantemente. Chega certo tempo de sua vida em que suas penas envelhecem e já não se prestam mais ao voo fácil, e nem são tão bonitas. Então a águia sobe até um alto monte e arranca todas as penas velhas até que as novas nasçam e cresçam novamente, e ela, então, consiga voar melhor e ficar mais bela.

LIÇÃO: muitas vezes nós estamos cheios de “penas velhas” que precisam ser “arrancadas” de nossas vidas para darem lugar a uma nova beleza, um novo tempo, para melhorar nossa performance, e nos transformar em pessoas melhores. Pena que nem sempre temos essa capacidade de nos autoavaliar e reconhecer aquilo que precisa ser mudado.

2. Há uma época da vida da águia em que seu bico envelhece e apodrece, de forma que ela não consegue mais caçar/pescar tão bem, ou mesmo emitir os mesmos sons de outrora. Então a águia procura uma rocha nas alturas e nela bate o seu bico velho até que ele se quebre e caia; tudo isso a fim de dar lugar a um bico novo.

LIÇÃO: nossa tendência é manter o mesmo “bico velho”, não queremos mudar nossas condutas e conceitos, tampouco nosso discurso; não queremos evoluir nossas ideias, mudar nossos pensamentos; não queremos inaugurar um novo sorriso ou “emitir sons mais belos”. Usamos as mesmas estratégias de vida, as mesmas palavras, ou tão somente repetimos: “nasci assim e já estou muito velho para mudar” ou “eu sou assim mesmo e pronto”. Muitas e muitas vezes na vida nós precisamos de um “bico novo”, para passar a viver nova realidade, e isso significa sujeição a situações por vezes desagradáveis. Precisamos da “Rocha” em nossas vidas.

3. A águia é uma das poucas aves, se não a única, que não anda em bandos. Ela voa solitária e não acompanha outros pássaros, e por isto é capaz de estar sempre subindo, voando alto.

LIÇÃO: não se espera que sejamos uma “ilha no oceano”, alheios e alienados a tudo e a todos, mas por vezes precisamos ser solitários e nos apartar do convívio dos nossos, a fim de ordenar os pensamentos, justamente para não seguir, apenas por seguir, a multidão e suas tendências e tradições. Precisamos ter identidade própria, ideias próprias, para estar sempre subindo, “alçando voo aos céus” em direção ao Pai. Precisamos uns dos outros para viver, por certo, mas os momentos de reflexão e de intimidade com Deus são especiais e necessários.

4. Quando uma águia sente que o vento está muito forte ela dobra os joelhos e não tenta lutar contra ele; ela simplesmente se deixa levar pelo vento, e com a força e ajuda dele, a águia consegue voar melhor e com maior proveito.

LIÇÃO: a maior demonstração de humildade de um indivíduo ocorre quando ele se ajoelha. Às vezes é preciso ser humilde de coração para reconhecer que precisamos “deixar o vento nos levar”, confiando em Deus. Lutar contra o vento é o mesmo que nadar contra a correnteza. Ser humilde não significa concordar com tudo, mas saber quando estamos precisando da ajuda “dos ventos”, ou seja, do próprio Deus. Em outras situações devemos apenas ter paciência de esperar a tempestade passar.

Autor Desconhecido (adaptado)

.

Até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” – Isaías 40: 30 e 31.

© Amor-Perfeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: