Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Esdras 3: 3.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“Apesar do terror que estava sobre eles por causa dos povos das outras terras, firmaram o altar sobre as suas bases e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, de manhã e à tarde” – Es. 3: 3.

Depois que o povo de Israel voltou do longo exílio na Babilônia (imposto pelo Rei Nabucodonosor), para Jerusalém, era tempo de reconstrução. O povo estava enfraquecido pelos anos nos quais esteve fora de sua terra. Mas por ordem de Ciro, Rei da Pérsia, foi determinado que o povo de Israel voltasse a Jerusalém e edificasse a Casa de Deus, o Templo Santo que fora destruído cerca de setenta anos antes. Logo que os hebreus se dispuseram a reparar o Templo, houve forte oposição dos povos das terras vizinhas.

Esse é o contexto da história e o verso acima nos diz que o povo de Israel não tinha medo, mas terror dos povos das outras terras. Mesmo assim eles não pararam sua obra e se mantiveram firmes no propósito que se lhes tinha sido designado. Não perderam o foco naquilo que deviam fazer, e confiaram em Deus, deixando de olhar em volta. Em resumo: não deram importância às circunstâncias adversas que se desenhava ao redor deles. Este é o ensinamento precioso do verso.

Muitas vezes caímos no engano de olhar as circunstâncias à nossa volta. Se essas circunstâncias nos são desfavoráveis, então nossos olhos se turvam (embaçados), e nossas vidas embaraçam. Nossos problemas nos vencem. A esperança e a fé vão embora, somem de nossas vistas. Todas as coisas ficam mais difíceis e trabalhosas. Isso tudo foi, pelo verso acima, o que o povo de Israel não fez, e que nós igualmente devemos não fazer.

A Bíblia Sagrada nos diz que o Mundo jaz no maligno (1 João 5: 18 e 19), e pouco podemos fazer quanto a isso. Porém, se seguirmos os passos dos hebreus, nesta história relatada pelo verso, que é real, nós sairemos vitoriosos, porque deixaremos de olhar para as circunstâncias, e confiaremos no Deus Todo-Poderoso. Qual seria a circunstância que poderia vencer o Senhor? Nenhuma, por certo (óbvio). Deixemos, pois, de lado quaisquer circunstâncias que nos afligem e oprimem, confiando que Deus Pai tem o melhor para cada um de nós. Certa feita disse um pregador, com muito acerto e também felicidade nas suas palavras: “Deem as costas para a escuridão, e fiquem de frente (olhem) para a Cruz do Calvário, de onde emana a Luz. Muitos insistem em lutar contra as trevas, ou dar a elas importância demasiada, dando as costas para a Cruz, quando tudo o que têm de fazer é estarem voltados para a Luz, de costas para as trevas”. Das circunstâncias cuida Cristo; nós confiamos em Deus.

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: