Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Insight (O Encontro)

.

(Publicado no Jornal “O Estado de São Paulo“, Edição de 08 de abril de 2012)

.

O ENCONTRO

.

Um homem livra-se de todos os seus bens materiais, abandona a família e vai viver no deserto. Leva o suficiente para sobreviver no deserto durante um ano. Não fazendo nada, só olhando o sol de dia e as estrelas à noite. Quer se encontrar com Deus e não quer nada à sua volta. Nada que distraia sua atenção, nada que confunda sua visão no caso de Deus aparecer. E o deserto é nada para todos os lados. Nada de horizonte a horizonte.

Mas de tanto olhar o sol e examinar os horizontes esperando ver Deus, o homem fica cego. É socorrido e levado para um hospital numa cidade grande, e, incapaz de ver o que o cerca e distinguir o sono da escuridão da cegueira, mergulha em si mesmo – e encontra Deus, que o recebe com um “alô” amistoso.

Eu queria muito encontrá-Lo – diz o homem.

Eu sei, eu sei.

Fui procurá-Lo no deserto, despojado de tudo, livre da civilização…

Pois é, foi no lugar errado. Acontece muito. Eu estava aqui todo este tempo.

– Esperei Você em vão.

– Para dizer a verdade, não gosto muito de lugares ermos. A gente começa a pensar demais, a se autoquestionar… E a solidão? Prefiro lugares onde há gente e movimento. Bom é civilização.

– Mas ninguém se lembra de procurar Você dentro de si.

– Pois é. Querem espetáculo. Visões no deserto. Epifanias. Conversões cinematográficas. Não é o meu estilo.

– Mas…

– Vê se dorme um pouco. Amanhã a gente conversa. Agora você sabe onde me encontrar.

 Luis Fernando Verissimo

1 comentário

  1. Carmen

    Lindo! é perfeito o texto de “O Encontro” de Luis Fernando Veríssimo. Deus se encontra em qualquer lugar…que queiramos encontrar…Ele está em todos os lugares e o segredo é agir em Seu nome, da forma como Ele espera. Não é preciso abandonar a nada. É preciso adicionar coisas como amor, compreensão, compartilhamento, ser você mesmo e não o que os outros querem que seja, já que Deus quer que cada um se expresse a sua imagem e semelhança, na verdade Dele e como um reflexo daquilo que está acima de nós. Não é preciso grandes sacrifícios para encontrá-lo, além de estar com Ele e por Ele, simplesmente.

Deixe uma resposta

