Amor-Perfeito

"Eu me deito e durmo; acordo, porque o Senhor me sustenta" – Salmo 3: 5.

Provérbios 15: 33.

* 1mVersículo 1aVerdade *

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra” – Pv. 15: 33.

O Livro de Provérbios pode ser considerado como um conjunto de frases e colocações fundadas em sabedoria. Atribuídas ao rei Salomão, pela Bíblia o homem mais sábio que já existiu (sem contar Jesus), estas máximas nos trazem ensinamentos preciosos. O verso acima faz parte deste bendito acervo de conhecimento superior e essencial.

A sabedoria, que é bem diferente de inteligência, cultura e/ou títulos acadêmicos, segundo o verso acima é adquirida pelo temor ao Senhor. Zelo, respeito e amor a Deus (Abba) nos instruem em sabedoria, que torna nossa vida mais fácil e interessante. Faz de nós pessoas melhores, além de atestar nossa ligação com o Pai, vez que a fonte suprema da sabedoria é a Bíblia Sagrada, escrita por homens, mas inspirada pelo Senhor (2 Timóteo 3: 16).

Sabedoria jamais pode redundar em soberba ou orgulho. Com certeza o sábio se destaca das demais pessoas, mas sua autoridade e suposta superioridade deve ser latente, se manifestando naturalmente, sem qualquer alarde. O sábio que procura honra está equivocado, doente de espírito. Se é que o tal pode ser considerado sábio, pois, como dito, conhecimento (com ou sem títulos acadêmicos, ou outros, tanto faz) e/ou cultura podem ser facilmente confundidos com sabedoria.

Por isso, a humildade precede a honra. Quem procura honra para si deixa de ser humilde e, conseqüentemente, se afasta da sabedoria, da possibilidade de vir a ser sábio. Não provém da sabedoria a busca pela honra. Aquele que “joga confetes” e “entra embaixo” nega a própria sabedoria. A sabedoria deve “exalar” da pessoa, naturalmente. Daí vem a honra, advinda do próprio Deus, que é Pai da Sabedoria e aprecia a humildade. Um ensino simples, decerto, mas que com humildade e em Jesus a todos edifique.

© Amor-Perfeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: